ACNE. Desmistificando e tratando.
- Fernando Henrique Brondi
- 17 de jan. de 2025
- 1 min de leitura

A palavra acne pode deixar muita gente apreensiva, mas saiba que esse é um problema tratável! Embora seja mais comum na adolescência, também pode aparecer na vida adulta, especialmente entre as mulheres.
Trata-se de uma doença do folículo pilossebáceo, caracterizada por hiperqueratose, hipersecreção sebácea e proliferação bacteriana. Na pele, pode se manifestar de diferentes formas, desde cravos e mílios até espinhas inflamadas, nódulos e cistos.
Embora seja uma condição comum e, na maioria das vezes, benigna, seus impactos emocionais podem ser significativos. Fatores como hereditariedade, alterações hormonais, estresse emocional, além do uso de certos medicamentos e cosméticos aumentam o risco de desenvolvimento da acne.
A dieta também desempenha um papel importante no agravamento da acne. Alimentos com alto índice glicêmico (açúcares e farinhas refinadas), vitaminas do complexo B e o IGF-1 (fator de crescimento presente em suplementos como o whey protein) podem piorar o quadro.
A boa notícia é que existem diversos tratamentos eficazes para controlar a acne e melhorar sua aparência:
•Tópicos: retinoides e seborreguladores;
•Oral: antibióticos, reguladores hormonais e isotretinoína;
•Cicatrizes: peelings químicos, microagulhamento e laser.
Cada caso de acne é único, por isso é fundamental procurar uma dermatologista. Ela avaliará o grau da sua acne e recomendará o tratamento mais adequado para você.
Não deixe que a acne controle sua autoestima – cuide da sua pele!
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica
CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445





