Bolinhas nos braços e coxas podem ser hiperceratose pilar
- Fernando Henrique Brondi
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

Incômodas, as bolinhas avermelhadas ou esbranquiçadas que surgem na pele dos braços são provocadas por uma condição chamada hiperceratose pilar. É uma condição benigna, muito comum, mas que costuma ser queixa frequente nos consultórios, principalmente pela questão estética.
As protuberâncias são resultados do acúmulo e produção excessiva de queratina (proteína que protege a pele). Esse acúmulo bloqueia a abertura dos folículos pilares, causando o aspecto de pele áspera e ligeiramente endurecida. A condição afeta geralmente as faces laterais dos braços, as coxas e glúteos.
O seu surgimento não tem uma origem certa: pode ocorrer em associação com doenças hereditárias ou com problemas de pele, como a dermatite atópica e pele seca. A condição pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em crianças e adolescentes, desaparecendo espontaneamente entre os 20 e 30 anos. O quadro é mais intenso durante o frio e pode também piorar com as alterações hormonais durante os períodos de gravidez e puberdade.
Em geral o tratamento não é necessário, mas podemos melhorar a aspereza e suavizar o aspecto da pele por meio de aplicação de ativos como ureia, ácido lático, ácido glicólico e retinóides. Procedimentos como peelings também podem ser indicados para melhorar a textura da pele.
É importante lembrar que essas substâncias não devem ser utilizadas sem acompanhamento médico, principalmente em crianças e adolescentes. Consulte sempre seu dermatologista, para saber qual é a melhor opção terapêutica para o seu caso.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista | Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica | CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445