Como evitar o ressecamento da pele de outono?
- Fernando Henrique Brondi
- 3 de abr.
- 2 min de leitura

Se você possui pele sensível ou tendência a alergias, precisa ficar atento com a chegada do outono.
Nesta época do ano, o tempo mais seco e frio costuma causar incômodos, como o ressecamento e também algumas enfermidades cutâneas, como os eczemas (irritação e vermelhidão).
Isso acontece devido ao início do processo de desidratação da pele, que é influenciado por fatores como o clima e cuidados inapropriados.
A barreira lipídica da pele é muito importante para proteger o corpo de diversos agressores, como o frio, as bactérias, fungos, vírus, os poluentes do ar e do contato com alérgenos, como a poeira, mofo e as fibras de tecidos. E, no outono, temos o hábito de tomar banhos quentes e demorados – o que reduz ainda mais a oleosidade natural, deixando a pele seca e vulnerável.
Por isso, é importante ficar atento aos primeiros sinais de desidratação e tomar providências para interromper o processo. Aplique cremes e loções apropriadas, adote cuidados com o banho (rápidos, mornos, sem buchas e com sabonetes adequados), mantenha a boa alimentação e o organismo hidratado, como um todo.
Para evitar crises alérgicas e controlar possíveis sintomas, evite:
Roupas que ficaram guardadas por muito tempo;
Tapetes e cortinas na decoração;
Ambientes pouco ventilados;
Contato direto com roupas de lã ou de tecidos sintéticos (use uma roupa de algodão por baixo);
Buchas vegetais ou esfoliantes;
Friccionar a tolha no corpo após o banho.
Além disso, quem sofre com doenças como dermatite seborréica, dermatite atópica, psoríase e ictiose vulgar precisa ter cuidados redobrados, já que costumam apresentar piora do quadro em estações mais frias.
Na dúvida, procure sempre um dermatologista para avaliar as condições da sua pele e recomendar os tratamentos mais indicados para a sua necessidade.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica
CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445