Conheça os sinais do molusco contagioso.
- Fernando Henrique Brondi
- 26 de fev.
- 1 min de leitura

Geralmente confundida com verrugas comuns, a doença conhecida como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa, bastante comum nas crianças. Se apresenta como pequenas "bolinhas" brilhantes, da cor da pele, que possuem uma pequena depressão central. São translúcidas e indolores e podem estar isoladas ou agrupadas.
Podem surgir em qualquer região do corpo, mas geralmente afeta o tronco. O molusco contagioso é causado pelo poxvírus, um parente da varíola. Atinge principalmente pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, imunodeprimidos e crianças - especialmente as alérgicas e as que possuem a pele seca. E a transmissão de uma pessoa a outra geralmente acontece pelo contato direto da pele ou com objetos contaminados.
Em adultos, é comum que essas lesões atinjam os genitais, abdômen e parte interna das coxas. As lesões apresentam coceira e a própria ação de coçar acaba espalhando o vírus para outras partes do corpo. O tratamento da doença pode ser feito com uma diversidade de procedimentos: remoção cirúrgica, por raspagem, curetagem, congelamento, por eletrocirurgia com agulhas e também pelo uso de medicamentos.
Como é uma doença viral, é importante lembrar que em casos reincidentes, é necessária uma investigação minuciosa da saúde do paciente. Cuide-se!
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445 •
💬 WhatsApp (16)99641-3445