Cuidados com a pele durante a gestação: o que fazer e o que evitar.
- Fernando Henrique Brondi
- 5 de fev.
- 1 min de leitura

Como continuar cuidando da pele sem afetar a saúde do bebê?
Essa é uma dúvida muito comum entre as gestantes, que se preocupam em manter a integridade da pele durante esse período tão especial. A boa notícia é que não precisa ficar sem cuidar da pele, mas é importante ficar atenta ao que pode e não pode nessa fase. Por exemplo, substâncias como os ácidos salicílico e retinóico são proibidas nesta fase. A nova rotina continua baseada na tríade: higienização, hidratação e fotoproteção, mas optando por produtos e ativos seguros, indicados pelo dermatologista.
A hidratação deve ser o foco central, principalmente das áreas que se expandem mais (barriga, mamas e coxas) para evitar as estrias.
Alguns dos ativos que são seguros para grávidas são: vitamina C, água termal, manteiga de karité, glicerina, óleos de amêndoas/mineral e o ácido hialurônico. A fotoproteção também deve ser intensificada para prevenir manchas de melasma e envelhecimento cutâneo. É recomendável que o filtro tenha FPS superior a 50 e que a gestante utilize chapéus e óculos de sol. Além disso, a maioria dos procedimentos estéticos não são permitidos durante a gestação. Mas logo após o nascimento do bebê, a mulher já pode voltar a realizar esses tratamentos.
Por isso, é importante incluir o dermatologista durante a rotina do pré-natal, tendo assim um acompanhamento e recomendação de uma rotina de cuidados segura para a mãe e o bebê.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica | CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445