Cuidados noturnos COM ÁCIDOS: como incorporá-los na sua rotina
- Fernando Henrique Brondi
- 5 de fev. de 2025
- 2 min de leitura

Excelentes aliados no tratamento da pele, os ácidos de uso noturno são ótimas opções para adotar nas rotinas de cuidados com a pele. As substâncias são muito recomendadas pelos dermatologistas e podem ajudar no tratamento de manchas, cicatrizes, acne e até amenizar linhas de expressão e rugas.
Elas agem esfoliando suavemente e acelerando o processo de renovação da pele a um período menor do que o habitual, estimulando assim a produção de elastina e colágeno, além de manter a sua firmeza geral. Mas é preciso ter alguns cuidados durante o tratamento, para que o resultado seja satisfatório e sem complicações. O primeiro cuidado é com a exposição solar: como essas substâncias são fotossensíveis, nunca devem ser aplicadas durante o dia. É preciso também o uso rigoroso de protetor solar para evitar manchas. Como o processo de renovação é acelerado, a pele fica mais sensível e pode manchar com facilidade.
Outra ação importante é utilizar os ácidos juntamente com hidratantes específicos para o rosto. Pode parecer estranho, mas o uso conjunto não prejudica a ação dos ativos. Pelo contrário, os hidratantes reparam a barreira da pele e melhoram muito a tolerância, diminuindo a sensibilidade e possível irritações. Pode ser interessante também alternar os dias de uso, para facilitar a adaptação da pele. O tratamento com ácido oferece inúmeros benefícios e existem uma variedade de tipos, cada um com sua particularidade e concentração ideal.
Por isso, os tratamentos não devem ser feitos sem a orientação de um dermatologista, que é o especialista capaz de indicar o melhor ácido para sua necessidade.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica
CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445





