Envelhecimento capilar: saiba como cuidar dos fios ao longo do tempo
- Fernando Henrique Brondi
- 3 de out. de 2024
- 1 min de leitura

O envelhecimento capilar (ou aging hair) é um processo natural pelo qual todas as pessoas passam com o tempo. E o fator mais conhecido desse processo é a despigmentação da fibra capilar, que torna os cabelos brancos. Ela acontece através da perda da capacidade dos fios de produzir melanina.
Entretanto o envelhecimento capilar pode envolver outros fatores, como: diminuição do volume, afinamento dos fios, perda da densidade, ressecamento das hastes capilares e surgimento de "entradas" e falhas. O início desse processo pode variar muito, de pessoa para pessoa - o fator genético é muito incisivo nessa questão. Há casos de pessoas muito jovens que já apresentam essas características. Normalmente, aos 50 anos a maior parte da população já apresenta cabelos brancos. O estilo de vida e hábitos também interferem no processo de envelhecimento dos fios.
Estresse, tabagismo, consumo de álcool, falta de nutrientes, exposição à radiação ultravioleta, entre outros fatores, podem levar a danos oxidativos, afetando o folículo piloso e podendo causar a degeneração progressiva do fio. Mas com acompanhamento adequado, uso de produtos específicos e aplicações de procedimentos em consultório é possível manter os cabelos saudáveis e bonitos.
Por isso é importante consultar um dermatologista, para uma análise aprofundada do couro cabeludo, orientações sobre suplementação e indicações de tratamentos e produtos mais indicados para as suas necessidades.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica
CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445
#dratatianagige #dermatologia #cosmiatria #dermato #dermatologistasbd #cabelo #envelhecimentocapilar