HERPES-ZOSTER: o que é e como se manifesta?
- Fernando Henrique Brondi
- 3 de abr.
- 1 min de leitura

Conhecido popularmente por "cobreiro", o herpes zoster é uma doença causada pelo mesmo vírus que provoca a catapora (varicella zoster vírus ou herpesvírus humano tipo 3).
Após desencadear a doença, o vírus pode ficar dormente, incubado em um nervo. Sua reativação pode acontecer muito tempo depois, geralmente na idade adulta, causando uma erupção cutânea dolorosa. São várias as condições associadas à reativação do vírus: baixa imunidade, câncer, trauma local, cirurgias da coluna e estresse emocional. Além disso, pessoas com comprometimento imunológico (portadores de doenças crônicas, câncer, HIV, transplantados etc.) e idosos são os mais afetados pela doença.
O principal sintoma é a dor local. Ela costuma preceder o aparecimento das lesões e pode persistir por tempo prolongado - mesmo após a resolução da lesão. Outro sintoma muito comum é o prurido-coceira. As erupções são formadas por pequenas vesículas dispostas em trajeto linear, que acompanham a direção das raízes nervosas, geralmente localizadas em apenas um lado do corpo.
O herpes zoster pode levar a complicações e outras formas clínicas graves, por isso fique sempre atento. O herpes zoster não é uma doença transmissível. É preciso ter previamente o vírus da catapora no organismo para desenvolver as lesões. Porém, é possível a transmissão da catapora para pessoas não imunes, mas que entraram em contato com o doente.
Ao surgirem sintomas, consulte seu dermatologista de confiança. Sua saúde é muito importante!
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445