Manchas brancas na pele? Saiba mais sobre VITILIGO.
- Fernando Henrique Brondi
- 9 de set. de 2024
- 1 min de leitura

De origem genética e autoimune, o vitiligo é uma doença crônica caracterizada pela perda da coloração natural da pele. As lesões surgem devido à diminuição ou ausência de melanócitos, que são as células responsáveis pela produção da melanina, o pigmento que dá cor à pele.
O organismo de quem possui a doença não reconhece os melanócitos e os destrói, causando assim a hipopigmentação, ou seja, as manchas brancas na pele.
As lesões possuem tamanhos variáveis e surgem geralmente nos cotovelos, joelhos, face, mãos, pés e genitais. Além das manchas brancas, a maioria dos pacientes não apresentam outros sintomas.
Dados oficiais indicam que o vitiligo alcança 1% da população mundial. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas convivem com a doença que pode surgir em qualquer momento, desde a infância até a fase adulta.
No entanto, aparece geralmente em adultos jovens. É importante ressaltar que o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física. Entretanto, gera danos estéticos e pode afetar a saúde emocional dos portadores. O desenvolvimento de transtornos psicológicos, como a queda na autoestima e a retração no convívio social, são seus efeitos mais significativos.
O tratamento deve ser individualizado e discutido com um dermatologista, conforme as necessidades de cada paciente.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica
CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445