O que é a alergia ao látex e como lidar com ela?
- Fernando Henrique Brondi
- 11 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Uma ação simples, como usar luvas de látex para lavar louças, pode se transformar em um pesadelo para quem tem alergia à essa substância. O látex é uma seiva extraída da seringueira (Hevea brasiliensis) usada para a produção de borracha natural. Está presente em luvas, bexigas, camisinhas e também em um grande número de objetos de uso cotidiano. A substância é muito versátil, sendo encontrada em mais de 40 mil tipos de produtos industrializados. Justamente pela sua ampla utilização, a pessoa que possui alergia ao látex encontra dificuldades de permanecer longe da matéria-prima e de encontrar substitutos para determinados objetos.
A alergia pode se manifestar de duas maneiras: Dermatite de contato: essa é a forma mais comum, desencadeada por substâncias químicas que são adicionadas ao látex durante a produção da borracha. Na maioria dos casos, ela se desenvolve pela exposição prolongada e repetitiva ao alérgeno, que causa a reação. Os sintomas são prurido, eritema, edema e, ocasionalmente podem surgir pequenas bolhas na pele, principalmente nas mãos.Reação anafilática: esse é a forma mais rara e muito mais grave. Se caracteriza por uma reação às proteínas contidas na borracha.
Quando em contato com a pele, aspirada ou ingerida, a substância pode causar urticária de contato, conjuntivite, rinite, crises de asma e até choque anafilático, em casos mais graves.
A alergia ao látex é um grande desafio prático para o médico, principalmente no diagnóstico das reações de hipersensibilidade.
Por isso, se notar sintomas, procure um especialista para investigar de forma correta os casos suspeitos.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica
CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445