Saiba como lidar com a sua foliculite e manter a sua PELE SAUDÁVEL.
- Fernando Henrique Brondi
- 5 de fev.
- 1 min de leitura

Uma infecção que se inicia nos folículos pilosos. Essa é a definição de foliculite, uma doença que pode ser causada por uma infecção bacteriana, fúngica e até mesmo por uma inflamação derivada de pelos encravados. Se apresenta como pequenas espinhas de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. A pele na região pode ficar avermelhada e inflamada, com coceira e irritabilidade. E quando atingem áreas mais profundas da pele, podem causar a formação de furúnculos, com maiores chances de cicatrizes e de destruição do folículo piloso. A foliculite geralmente é desencadeada pela fricção da pele.
O ato de barbear ou o uso de roupas apertadas contribuem para o seu surgimento. Certas condições de pele, como dermatites, acnes, lesões, curativos de plástico ou fitas adesivas em contato com áreas de pelo também são causas válidas. Existem muitos tipos de foliculite, de diversas causas diferentes. Por isso, o exame da área acometida, realizado pelo dermatologista, é essencial para diagnosticar a origem, já que o tratamento depende do tipo e da gravidade de cada infecção.
O tratamento pode envolver medicamentos de uso tópico e oral, antifúngicos e até antibióticos.
E a prevenção consiste em manter a pele limpa, hidratada, seca e livre de escoriações e irritações, assim como evitar o uso rotineiro de sabonetes antissépticos, que deixam a pele ressecada e eliminam as bactérias protetoras.
Consulte sempre seu dermatologista e cuide bem da sua saúde!
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica | CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445