Saiba como tratar a PSORÍASE.
- Fernando Henrique Brondi
- 9 de set. de 2024
- 1 min de leitura

Muitas vezes incompreendida, a psoríase é uma doença de pele não contagiosa, que provoca lesões avermelhadas, espessas e descamativas. É uma condição relativamente comum e de comportamento cíclico. A doença ainda não tem sua causa conhecida, mas as teorias mais aceitas indicam uma relação com o sistema imunológico, com as interações com o meio ambiente e com a suscetibilidade genética. Além disso, o estresse é um fator desencadeante e que pode piorar ainda mais o quadro em pessoas com pré-disposição à doença. Existem muitos tipos de psoríase, que podem atingir diversas áreas do corpo, incluindo regiões úmidas, unhas, couro cabeludo, genitais e até as articulações.
A manifestação mais comum da doença ocorre por meio do surgimento de placas secas, avermelhadas, com escamas prateadas ou esbranquiçadas que coçam e podem até doer. E alguns fatores ambientais, como o tempo frio, podem piorar o quadro clínico já existente, deixando a pele ainda mais ressecada. Por isso, o tratamento envolve a hidratação da pele, a exposição diária ao sol e a utilização de medicamentos tópicos, orais e imunossupressores. É importante ressaltar que tratamento deve ser feito de forma individualizada, com suporte do dermatologista para indicar a melhor opção terapêutica.
Em casos mais graves, as lesões são bem aparentes e podem impactar significativamente na qualidade de vida de seus portadores, prejudicando a autoestima - o que pode piorar o quadro. Assim, pode ser importante contar também com um acompanhamento psicológico.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista
Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica
CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445