Saiba mais sobre verruga plantar.
- Fernando Henrique Brondi
- 3 de abr.
- 2 min de leitura

Manifestações benignas, causadas pelo papilomavírus humano (HPV), as verrugas são infecções que ocorrem nas camadas mais superficiais da pele.
Essa infecção ativa o crescimento anormal das células da epiderme, criando disformidades.As verrugas podem surgir no corpo todo, mas geralmente ocorrem em áreas mais suscetíveis à traumas, já que o vírus necessita de pequenas feridas para realizar a inoculação. A transmissão ocorre através do contato direto com pessoas ou objetos contaminados.
Dependendo do local acometido, o aspecto da verruga se difere: podem ser vegetantes (aspecto de couve-flor), ásperas, da cor da pele e também podem ser planas, macias e escuras. E costumam apresentar dores e sangramento nas áreas afetadas. Quando atingem a planta dos pés recebem o nome de verrugas plantares. Frequentemente confundidas com calos, essas verrugas podem provocar dor ao caminhar. Isso acontece porque o peso do corpo faz com que elas cresçam para dentro da pele.
Essa ação gera a formação de um anel periférico espesso no entorno da lesão, com pequenos pontos escuros no centro, lembrando a imagem de um "olho de peixe" - por isso a verruga plantar é conhecida popularmente por esse nome.Nas crianças, as lesões podem desaparecer de forma espontânea, mas em virtude do risco de disseminação do vírus e da autocontaminação o tratamento é recomendado.
Cada tipo de verruga exige um tratamento diferenciado, que envolve medicamentos tópicos, ácidos, crioterapia e tratamento cirúrgico. E o dermatologista é o especialista que indica a melhor terapia para cada caso.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445 •
💬 WhatsApp (16)99641-3445