Saiba quais são os cuidados essenciais para a pele tatuada
- Fernando Henrique Brondi
- 26 de fev.
- 2 min de leitura

Por toda a vida, a pele tatuada exige cuidados especiais para manter a beleza, o desenho nítido e as cores vibrantes. Porém, logo após a sua realização, são necessários alguns passos para evitar infecções e facilitar a cicatrização da área. Como as máquinas utilizadas perfuram a pele até chegar à derme, a camada logo abaixo da epiderme, para poder introduzir os pigmentos, a região do desenho fica bem sensibilizada. Por isso, logo após a sessão é importante evitar a exposição ao sol, manter a região limpa e seca e aplicar produtos cicatrizantes. Como a pele tem sua permeabilidade aumentada pelas perfurações, nesse primeiro momento é importante o uso de ativos hipoalergênicos, com alto grau de pureza, para evitar alergias e irritações. Além disso, é interessante que os ativos possuam ação antibacteriana e que promovam hidratação e reparação efetivas da pele.Outro fator a ser considerado é a exposição solar.
Na verdade, o sol é o maior inimigo da pele tatuada. Por isso, é importante evitar a exposição, principalmente nos horários entre 10h e 16h, que é quando acontece o pico de radiação UVB.O uso de filtro solar adequado também é importantíssimo.
Dê preferência para os produtos que possuam fórmula hipoalergênica, que sejam resistente à água e suor e que tenham uma cosmética agradável, para gerar o mínimo de sensibilização na área tatuada.
Com alguns cuidados e acompanhamento do dermatologista, é possível manter suas tatuagens com cores vivas e como novas por muito tempo.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445 •
💬 WhatsApp (16)99641-3445
#dratatianagige #dermatologia #cosmiatria #dermato #dermatologistasbd #sindromedasunhasfrageis #tatuagem