Síndrome das Unhas Frágeis (SUF) Entenda as causas e como prevenir
- Fernando Henrique Brondi
- 5 de fev.
- 1 min de leitura

Você sabia que o uso de diversas substâncias químicas pode provocar o enfraquecimento das unhas?
Pobre em lipídios e com aproximadamente 10% de água, a lâmina ungueal possui baixa capacidade em reter líquidos, o que a torna mais suscetível à desidratação e aos danos mecânicos. Assim, a exposição frequente a agentes químicos, alguns cosméticos, fungos e traumas repetitivos podem iniciar a chamada Síndrome das Unhas Frágeis (SUF). Caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais, a SUF é uma queixa comum, afetando quase 20% da população em geral, sendo mais comum em mulheres.
Se manifesta como uma descamação da borda da unha, como se ela se dividisse em duas e também com linhas ou estrias longitudinais ao longo do comprimento. Além de ser um incômodo estético, a síndrome pode representar desconforto e incapacidade para a pessoa, já que a as unhas tocam praticamente tudo aquilo o que as mãos acessam, e a sua fragilidade e pouca consistência podem provocar dores, interferindo nas atividades cotidianas e laborais. O tratamento da síndrome não é específico e comumente não é encontrada uma causa aparente.
Entretanto, o diagnóstico envolve análise de hábitos e pesquisa de alterações no organismo, por meio de exames. Por isso, se está percebendo suas unhas frágeis e sensíveis, procure seu dermatologista para realização de um diagnóstico e tratamento adequado.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445