TOXINA BOTULÍNICA para tratamento dos "pés-de-galinha", "rugas de bravo" e "cara de espanto".
- Fernando Henrique Brondi
- 1 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos faciais mais realizados no mundo e a maior arma contra o envelhecimento cutâneo.
Ela atua no tratamento das rugas dinâmicas, ou seja, do movimento, ao inibir a transmissão do estímulo de contração dos músculos na área onde foi aplicada.
A aplicação é indicada para atenuar marcas de expressão, como os “pés-de-galinha”, que são as rugas que surgem ao redor dos olhos por causa da contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes na pele.
Já as “rugas de bravo” são as rugas glabelares que aparecem naqueles que têm os músculos da mímica facial muito fortes nesse local. E isso pode comprometer a harmonia facial, aparentando sempre estresse e/ou preocupação. Com o tempo, essa força muscular somada à perda de síntese de colágeno na pele favorece a formação dessas rugas. Outros fatores também influenciam, como fazer algumas expressões faciais com frequência. Por exemplo, franzir a testa. Há também a “cara de espanto”, referente às linhas de expressão e rugas que se formam na testa devido a movimentos repetitivos dos músculos faciais na região.
O procedimento é indicado logo que surgirem as primeiras ruguinhas, atuando assim na prevenção e no tratamento do envelhecimento. A toxina botulínica é um procedimento seguro, desde que realizado por um profissional capacitado. Por isso, converse com sua dermatologista de confiança.
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445
#dratatianagige #dermatologia #cosmiatria #dermato #dermatologistasbd #botox #toxinabotulinica #caradeespanto #rugasdebravo #pesdegalinha





