top of page

Vermelhidão no rosto? Conheça a rosácea.

  • Foto do escritor: Fernando Henrique Brondi
    Fernando Henrique Brondi
  • 9 de set. de 2024
  • 1 min de leitura


A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica que atinge a região centrofacial, que faz com que a pele fique sensível, seca e bem avermelhada. Além da sensibilidade, a doença causa vermelhidão, que tende a ficar permanente, e o aparecimento de vasos finos, pápulas e pústulas que lembram a acne, podendo ocorrer também edemas e nódulos.


Justamente por esses sintomas é também chamada de “acne rosácea” - termo usado incorretamente, já que a doença não tem relação com a acne. A condição afeta geralmente adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente nas mulheres, mas também aflige os homens, com quadros mais intensos. 


A origem da doença é desconhecida. Sabe-se que há uma predisposição familiar, o que evidencia uma possível base genética. Fatores emocionais e psicológicos, como estresse, podem desencadear a doença. A participação de um ácaro da flora normal da pele (Demodex folliculorum) e de uma bactéria que coloniza esse fungo (Bacillus oleronius) também são atualmente considerados desencadeadores do problema. Existem ainda outros fatores agravantes: bebidas alcoólicas, alimentos condimentados, exposição solar, vento, frio, ingestão de alimentos quentes e medicamentos vasodilatadores. A rosácea não possui cura, mas tem tratamento e controle - inclusive com muitos avanços recentes.


Tudo vai depender de qual fase clínica o paciente está. 


Por isso, é importante consultar seu dermatologista de confiança para diagnóstico e prescrição do tratamento mais adequado para você!


👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista


Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica

CRM SP 145.163 / RQE 51.747 

📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340

☎ (16) 3472-3445





 
 
WhatsApp-icone.png

© 2024 Copyright by Dra. Tatiana Gige. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Vaca Amarela

bottom of page