Você SABIA? Suor excessivo pode ser tratado com botox.
- Fernando Henrique Brondi
- 3 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

O suor é uma reação saudável e natural, que tem como função refrescar o nosso corpo por meio de um processo chamado termorregulação. Entretanto, quando as glândulas sudoríparas de uma pessoa são hiperativas, pode ocorrer uma condição chamada de hiperidrose.Essa condição provoca suor excessivo em regiões do corpo, ou no corpo todo - mesmo em momentos de repouso.
Lugares com muitas glândulas sudoríparas como palma das mãos, pés, axilas, rosto, abaixo dos seios, virilha e couro cabeludo geralmente são os mais afetados pela doença. A transpiração extrema pode ser muito embaraçosa e desconfortável, podendo gerar ansiedade e até perturbar diversos aspectos da vida da pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem.
A boa notícia é que existem diversos tratamentos para o problema, desde medicamentos, procedimentos até a aplicação de substâncias.Um dos tratamentos mais indicados e eficazes para a hiperidrose é a aplicação da toxina botulínica (botox).
A substância é muito conhecida por seu uso em procedimentos estéticos faciais e age inibindo a ação da acetilcolina, um neurotransmissor que regula as glândulas que produzem o suor.
Dessa forma, a substância bloqueia temporariamente a sudorese extrema, diminuindo ou eliminando a transpiração.
O procedimento tem durabilidade média de 12 meses.A aplicação de toxina botulínica é um procedimento seguro, desde que realizado por um profissional capacitado.
Por isso, converse com seu dermatologista de confiança e preze sempre pela sua saúde!
👩⚕ Dra. Tatiana Gige – Dermatologista Soc. Bras. de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica CRM SP 145.163 / RQE 51.747
📌 R. Carlos Gomes, 2181 – Centro, Araraquara – SP, 14801-340
☎ (16) 3472-3445
💬 WhatsApp (16)99641-3445





